2 curiosidades sobre container

Gostou? compartilhe!

2 curiosidades sobre container

Já pensou em realizar toda uma construção usando apenas containers? Essa é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço em todo o mundo e por ser uma alternativa bastante econômica, sustentável e rápida, o número de interessados só cresce.

Os containers são fabricados em aço e feitos para durarem muito tempo, uma característica essencial para serem considerados fundamentais no mercado de transporte de cargas.

Para entender um pouco mais sobre o container e conhecer algumas de suas características, continue lendo.

Uma breve história sobre containers

Foi por volta de 1830 que alguns países da Europa começaram a usar grandes caixas para transportar mercadorias de um lugar para o outro. A Inglaterra foi a pioneira, devido a sua história de comércio com outros países.

Mas foi somente em meados do século seguinte que americano Malcom McLean teve a ideia de armazenar e transportar esses produtos em caixas de aço, algo que agilizou os embarques nos navios e transformou os containers no principal meio de armazenamento de mercadorias no transporte marítimo.

Aproximadamente 40 anos depois, arquitetos ingleses tiveram a ideia de reaproveitar algumas unidades, transformando-as em casas, algo que deu muito certo! Porém, mesmo com o uso dessas caixas de metal crescendo cada vez mais na construção civil, algumas dúvidas são comuns e frequentemente se repetem. Hoje traremos duas delas.

1. O barulho da chuva incomoda?

O container possui a estrutura fechada e hermética, o que o torna à prova de chuva. Com isso, além de evitar que a água entre na construção, causando r goteiras ou qualquer tipo de infiltração, o ruído pode ser imperceptível, desde que tenha sido feito um revestimento acústico adequado e eficiente.

2. Em casas de container, as caixas de metal podem ser empilhadas?

Dependendo do projeto, é possível empilhar os containers, criando módulos que poderiam corresponder a andares. O material consegue comportar um determinado peso, dependendo da sua dimensão para fazer as conexões.

Geralmente o empilhamento de containers pode ser feito com até 5 peças, sendo 1 no térreo + 4 para cima. Porém, para que isso seja feito, é preciso que sejam realizados cálculos estruturais, tornando a obra mais complexa.

O Container é um material bastante versátil e pode ser usado de diversas formas na construção. É válido ressaltar que existem licenças, alvarás e alguns regulamentos que precisam ser obtidos/cumpridos. Em algumas cidades, a topografia pode ser mais desafiadora e por isso tudo deve ser estudado com antecedência para que não haja imprevistos.

A Compass tem anos de experiência neste segmento, criando projetos sob medida para os seus clientes. Entre em contato hoje mesmo!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp COMPASS Whatsapp COMPASS