
Os contêineres (ou contentores) são grandes caixas de metal usadas originalmente para acondicionamento e transporte de cargas em navios, trens e outros meios de grande porte.
Entretanto, devido à diversidade, agilidade, flexibilidade e sustentabilidade de seu uso, além de sua resistência e baixo custo, eles têm se tornado uma tendência muito comum na construção civil.
Essas espécies de cofres são projetadas para transportarem grandes cargas (em geral, até 25 toneladas) e para suportarem grandes adversidades e por isso têm uma grande durabilidade.
Apesar disso, é comum serem abandonados nos portos muito antes do fim de sua vida útil (muitas vezes, é mais barato comprar um novo container do que transportá-lo de volta), tornando-se uma alternativa não só barata, como sustentável.
Como são projetados para serem carregados empilhados (em geral, com pilhas de até 8 unidades), oferecem também uma boa aplicabilidade superdimensionada, como uma estrutura modular, tendo custos mínimos.
Apresentamos agora três formas de usá-los na construção civil.
Projetos comerciais
Os contêineres são ideais para projetos de estruturas temporárias, como aqueles que viajam de cidade em cidade não tendo localidade fixa, como, por exemplo, estandes de vendas, plantões imobiliários, lanchonetes móveis, etc.
Essa aplicabilidade extra, no entanto, em nada impede que se use os containers para estabelecimentos fixos, substituindo as inflexíveis e definitivas paredes de argamassa e blocos.
Outras vantagens é que são resistentes (são cofres para cargas de até 25 toneladas!), de fácil uso, modificação e transporte (se não constante, para uma eventual mudança de endereço, por exemplo, evitando desconstruções e novas construções, o que tem um valor não só econômico como ambiental).
A construção de escritórios, lojas, farmácias, depósitos etc., portanto, também são ótimas aplicabilidades para containers.
Projetos residenciais
Acessibilidade, mobilidade, capacidade de personalização, baixo impacto ambiental, etc. Devido ao seu custo e aplicabilidade, são cada vez mais incentivadas novas tendências arquitetônicas para se gozar não só das utilidades dos containers, mas também para lhe dar beleza. São muitos os projetos com esse duplo sucesso. Faça uma busca e veja você mesmo.
E, para além de lindas casas, desenvolvidas de forma personalizada e com um projeto sob medida, sua durabilidade, leveza, flexibilidade e mobilidade, estas caixas de metal são úteis também à construção de conjuntos habitacionais e abrigos e hospitais de emergência (em zonas de guerra ou de graves epidemias) ou campos de refugiados, por exemplo.
Projetos industriais
São inúmeros também os projetos com containers destinados a grandes empresas e indústrias, desde casas de comando a casas de máquinas, painéis eletrônicos, data centers, subestações de tratamento de água, eletrocentros, plataformas para instalação de geradores de energia e outros tantos projetos.
Tudo isso se deve a sua funcionalidade, redução de gastos e de tempo de construção.
Viu como se trata de um produto muito versátil e de baixo custo? Avalie também a possibilidade de uso de containers em seu projeto!
Gostou? compartilhe!