Casa flutuante em container

Gostou? compartilhe!

Casa flutuante em container

Você já se imaginou morando em uma casa flutuante? Essa é a realidade de muitas pessoas ao redor do mundo. Pensar que essas construções são incomuns no Brasil é um engano. É verdade que por aqui muitas são feitas de improviso, mas há aquelas esbanjam conforto e elegância.
Joanópolis e Ubatuba, em São Paulo, assim como Candeias do Jamari e Manaus, no Amazonas, são alguns dos lugares que possuem casas flutuantes no país. A maioria delas é construída com materiais tradicionais ou feitas a partir de barcos. No entanto, existe uma nova tendência que vem surgindo nos últimos anos: casas flutuantes em container.
Estas caixas de metal estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, seja na construção de residências, estabelecimentos comerciais ou até em setores mais inusitados, como a agricultura. Isso tudo porque os containeres têm se mostrado práticos, sustentáveis, econômicos e estilosos. Dessa forma, faz muito sentido que eles também estejam ganhando o mercado das casas flutuantes.

A casa flutuante em container dá certo mesmo?

Se você está achando absurdo uma casa flutuante em container, acredite, isso não apenas é muito possível, como também já foi feito várias vezes. Um dos maiores exemplos acontece em duas cidades, Göteborg, na Suécia, e Refshaleøen, em Copenhagen.
O nome do projeto é Urban Rigger e foi capitaneado por um arquiteto dinamarquês chamado Bjarke Ingels. Ele queria construir habitações flutuantes em containeres para estudantes das regiões citadas. Além disso, o projeto também serviu para revitalizar e valorizar as áreas ribeirinhas e portuárias daquelas cidades.
A estrutura tem 745 m² com 12 apartamentos de 23 e 27 m², assim como cais de caiaque, pátio comunitário, terraço, área para banho na água e churrasqueira. E tem mais abaixo do nível da água: um lounge com cozinha, uma lavanderia, 12 depósitos e uma sala técnica.
Pode imaginar tudo isso em uma casa flutuante em container? Pois é, essa é uma realidade muito possível! Os containeres proporcionam muitas oportunidades de arquitetura para as mais diversas áreas. Essa é apenas mais uma das muitas que eles estão conquistando e mostrando formas mais eficientes e econômicas de usar o espaço com sustentabilidade.
Tanto o arquiteto da casa flutuante em container quanto os responsáveis pelo projeto da vila em container entenderam bem o valor desse material para a construção. Ele pode ser transportado para outros lugares, evita desperdício e contribui para o meio ambiente.
Quer realizar um projeto em container ou conhecer mais sobre como funciona esse tipo de construção? Entre em contato com a Compass! Nós locamos, vendemos e realizamos projetos especiais com containers. Visite nosso site e solicite um orçamento. Ficaremos felizes em te ajudar!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp COMPASS Whatsapp COMPASS