Container gera economia para obras

Gostou? compartilhe!

Container gera economia para obras

Saiba mais

Instalações de canteiros de obras podem ser edificações feitas em alvenaria, madeira, mas preferencialmente são de container.

Segundo a Norma Regulamentadora 18 (NR 18), que prevê as condições e o meio ambiente de trabalho no setor da construção, as chamadas áreas de vivência, um canteiro de obras envolve grande quantidade de trabalhadores que precisam de áreas destinadas a suprir suas necessidades básicas, como refeição, higiene, descanso e lazer e o container é a opção mais sustentável, por diferentes motivos.
Alojamentos e/ou canteiros feitos de alvenaria ou de madeira não oferecem essa mesma vantagem. São estruturas temporárias para os funcionários. Elas costumam ser destruídas ou desmontadas ao fim do projeto, com pouco reaproveitamento de material.
Sendo de container, os alojamentos podem ser rapidamente mobilizados em menos de 24h e a quantidade das unidades pode ser adaptada, seguindo o progresso da obra. Com o container, evita-se a geração de resíduo e não há nenhuma alteração no meio ambiente, no que diz respeito à colocação e retirada do mesmo. Além disso, um mesmo container pode ser utilizado em diversas obras e por muitos anos, complementa Rogério Perissini, Diretor da Compass Containers.

Normalmente em fase inicial de trabalho, existe um número superior de trabalhadores na obra. Com o passar do tempo, esse número vai diminuindo. Dessa forma, você pode iniciar com uma quantidade X de containers e diminuí-la de forma similar a redução de trabalhadores que tem naquele canteiro, lembra Perissini.
Pensando além da obra, trata-se de uma solução versátil e econômica às construtoras e bastante positiva em termos de impacto ambiental.

A Compass Containers trabalha com grandes empreiteiras e empresas responsáveis pelos trechos de rodovias. São instituições que normalmente locam containers para alojamentos, escritório do mestre de obra, banheiro, vestiário, almoxarifado, estoque, entre outras situações.

O mercado de container no Brasil

Apesar dos ganhos sustentáveis e da economia gerada para as construtoras, há ainda bastante potencial de mercado para os containers. O diretor da Compass Containers acredita num mercado futuro melhor por um motivo específico. Com as normas cada vez mais rígidas a respeito da segurança do trabalho e também das condições de alojamento, imaginamos que essa opção tende a cada vez mais estar no cotidiano das obras no Brasil. Isso não fica restrito ao setor da construção civil e dos alojamentos, finaliza Perissini.

Imagem acervo Compass
Trechos do texto original do site TEM Sustentável
de 12 de janeiro de 2017



Gostou? compartilhe!

Whatsapp COMPASS Whatsapp COMPASS