Container x Alvenaria: qual é o melhor?

Gostou? compartilhe!

Container x Alvenaria: qual é o melhor?

Entre nossos modelos de construção atuais, o mais tradicional é a alvenaria. Construir uma estrutura de alvenaria do zero exige muitos recursos e planejamento.

Adquirir uma já pronta também é bem difícil para a maioria, pois envolve ou ter uma enorme soma de dinheiro para pagamento ou atender a todos os requisitos de uma instituição financeira para realizar um financiamento.

Atualmente, uma nova matéria-prima vem ganhado espaço no ramo de construções. Trata-se dos projetos feitos com estruturas de containers. Abaixo, falaremos um pouco sobre o que é e algumas de suas vantagens em relação às edificações de alvenaria. Não deixe de conferir!

O que é um container?

É uma caixa de metal de grandes dimensões. Sua finalidade original era a conservação e o transportes de cargas, especialmente as marítimas.

Depois de aproximadamente 15 anos de uso, a indústria da navegação precisa substituí-los. Foi então que se descobriu que os containers podem ser aproveitados para outras finalidades, sendo uma delas habitação, com a construção de casas, escritórios, alojamentos, banheiros, etc.

Vantagens da estrutura de containers em comparação à alvenaria

São muitas as vantagens, mas citaremos 5 aqui para você conferir:

Sustentabilidade: O próprio container é sustentável já que o uso para habitação vem do reaproveitamento dessas estruturas que virariam sucata na natureza. Tem também outras fontes sustentáveis que são usadas em casas de container, como sistema de aquecimento solar, reutilização de água, entre outras.

Economia: Os projetos feitos em estruturas de container chegam a ser 35% mais baratos do que as construções em alvenaria. Para montar uma estrutura desse modelo, não é preciso água, cimento, areia, tijolo, ferro, e outras matérias primas. Consequentemente, a quantidade de entulho é mínima.

Rapidez: As construções em alvenaria mais rápidas levam de 10 a 12 meses para ficarem prontas ou até mais, dependendo do seu tamanho. Os projetos feitos em container chegam a ficar prontos de dois a cinco meses apenas. Isso varia de acordo com as especificidades de cada projeto.

Locomoção: As estruturas feitas em container podem ser transportadas para outro terreno ou até mesmo para outra cidade; as de alvenaria não.

Resistência: Containers possuem alta durabilidade, pois foram criados para manterem intactas as cargas, além de possuírem uma ótima impermeabilidade. Na alvenaria, a chance de o imóvel ser infestado por pragas, como cupins, por exemplo, não pode ser descartada. Sem contar a necessidade de constante manutenção.

Na hora de escolher seu projeto de construção, é válido avaliar as vantagens de uma estrutura de container. Experimente esse novo conceito sustentável e usufrua de um novo mundo de possibilidades!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp COMPASS Whatsapp COMPASS