
Os containers são caixas metálicas feitas em aço corten. Esse material é extremamente resistente e seu nome está relacionado com as propriedades e resistência que ele possui contra a corrosão e a tração (Corten – Corrosion Resistance and Tensile Strenght).
Para saber mais sobre os equipamentos usados na transformação dos containers, continue lendo.
Os containers e sua evolução
Na década de 30, nos Estados Unidos, o aço se mostrou um material muito resistente, o que fez com que passasse a ser usado na construção civil.
Os containers marítimos só surgiram em 1955 e, com o passar do tempo,
se tornaram essenciais ao comércio global. Há alguns anos, percebeu-se a necessidade de dar um direcionamento sustentável a eles, que saíram do mundo da logística para a construção de casas, estacionamentos, comércios e até prédios.
Com todas essas modificações, era preciso ter as ferramentas certas para garantir que eles seriam habitáveis, seguros e duradouros. Veja os equipamentos mais usados para a transformação dos containers.
· Empilhadeira
É fundamental ao deslocamento dos containers para carregar e descarregar, além de auxiliar na organização interna das construções. No mercado, existem vários tipos de empilhadeira, desde as que suportam pequenas cargas até as com motor super potente, que carregam grandes e pesadas estruturas. O operador da empilhadeira precisa ter treinamento para operá-la e usar equipamentos de proteção sempre.
· Jato de granalha
O jato de granalha é uma técnica que serve para limpar e polir o metal do container. Costuma ser muito usado dentro da indústria, principalmente a automotiva e a aeroespacial. Na construção naval e civil, tem como objetivo retirar a ferrugem dos materiais em aço, assim como qualquer outro tipo de resíduo, preparando a superfície para a pintura.
O sistema desse equipamento consiste no uso de um material abrasivo que, sob pressão, faz todo o tratamento na peça, substituindo o processo de lixamento, uma das etapas mais demoradas.
· Esmerilhadeira
Para a transformação dos containers, é fundamental ter uma ferramenta que corte o aço e a esmerilhadeira serve para fazer aberturas como janelas e portas. É bastante potente e corta e desbasta o aço corten, além de outros materiais, como ferro, cerâmica e até concreto.
· Máquina de solda
Outro equipamento bastante usado para a transformação dos containers é a máquina de solda. Ela serve para unir peças de metal usando o calor e a eletricidade. O resultado é duradouro e bastante seguro.
Dentro da metalurgia, a máquina de solda tem grande importância e na construção com containers não é diferente, já que ela garante a junção, a fixação e aplicação de esquadrias nas caixas de aço.
· Máquina de pintura airless
Sua função envolve a pintura dos containers, sendo um dos equipamentos de acabamento. O método é um dos melhores disponíveis no mercado e o processo é feito através de uma pintura de alta pressão pulverizada sobre o material com a ajuda de uma pistola. Por liberar a tinta em alta velocidade, ela reduz o tempo de pintura em até 70% e os gastos com material em 30% quando comparada a outros compressores.
Agora que você conhece mais sobre o processo de transformação dos containers em unidades habitáveis, saiba que a economia de tempo e de dinheiro quando se opta por um projeto utilizando este material na construção civil pode chegar a 30% em comparação aos projetos de alvenaria. A Compass te ajuda a conhecer suas opções! Fale conosco hoje mesmo!
Gostou? compartilhe!