Japão: um bairro em container

Gostou? compartilhe!

Japão: um bairro em container

Será que é possível construir um bairro só com containers? A resposta é sim: uma experiência na cidade de Onagawa, no Japão, mostra o potencial do uso deste material em diferentes projetos. Vamos conhecer um pouco mais sobre esta obra do arquiteto Shigeru Ban para você se inspirar!

Uma solução no meio do caos

Em 2011, o mundo ficou chocado com o forte terremoto seguido de tsunami que atingiu a região Leste do Japão. Vidas foram perdidas e cidades destruídas, deixando milhares de pessoas desabrigadas e sem acesso à energia elétrica e água potável.
A cidade de Onagawa foi uma das mais atingidas, com 70% de seus imóveis destruídos e quase metade dos locais de evacuação inundados. Alguns dias depois, começaram os esforços para a limpeza e reconstrução do local.
Com o apoio do governo e de empresários, Shigeru Ban – especialista em arquitetura pós-catástrofes e projetos de imóveis sustentáveis – foi chamado para liderar esta empreitada em parceria com uma rede de arquitetos voluntários.
Para que você tenha uma ideia de quem é Shigeru Ban, na Exposição Universal de 2000, realizada na Alemanha, ele criou um pavilhão de papel que, após o fim do evento, foi enviado para um centro de reciclagem.
O caso de Onagawa era desafiador, dada a necessidade de construir não apenas acomodações para os moradores, mas também edifícios-chave que garantissem minimamente o funcionamento do município.
O projeto deveria oferecer conforto, ser funcional, poder ser executado rapidamente e ter bom custo benefício. E foi aí que entraram os containers!

Detalhes do projeto

Com a ajuda de 200 pessoas, todas voluntárias, um complexo habitacional foi construído em apenas três meses! Os containers de 6 x 2,5 metros formaram nove blocos, seis com três andares e os demais com dois andares. Todos receberam os acabamentos necessários, como pintura e isolamento acústico, para oferecer conforto aos moradores.
E o projeto deu certo: ao todo, 500 pessoas ganharam casa nova. Há diversas matérias que relatam o quão confortáveis são os 189 apartamentos.
A própria prefeitura de Onagawa garantiu que o espaço poderia ser utilizado no futuro como albergue ou casas de aluguel. Afinal, as estruturas são à prova de terremotos e podem ser facilmente montadas e desmontadas.
Este projeto uniu praticidade e criatividade para resolver uma séria questão, que precisava de solução rápida e adequada. Não é por acaso que em 2014 Shigeru Ban ganhou o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura!

Quer saber mais sobre projetos com containers? Entre em contato com a Compass! Nossa equipe especializada está pronta esclarecer todas as suas dúvidas. Fale com a gente agora mesmo!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp COMPASS Whatsapp COMPASS