Saiba mais sobre a primeira casa em container do Brasil

Gostou? compartilhe!

Saiba mais sobre a primeira casa em container do Brasil

Quando os containers ainda eram usados apenas para o transporte e guarda de produtos no Brasil, Danilo Corbas se inspirou na utilização destas caixas de metal para construir sua própria casa.
Tendência iniciada ainda nos anos 1960, eles vêm cada vez mais ganhando espaço em nosso país. Que tal conhecer a primeira casa brasileira em container e ter ideias para o seu próprio projeto? Venha com a gente!

Como surgiu essa ideia?

Em uma entrevista cedida ao Correio Braziliense, em 2018, o arquiteto Danilo Corbas contou que o projeto de sua casa foi inspirado na mistura de dois elementos, um nacional e outro internacional: a visita ao catamarã onde residem seus sogros (Salvador – BA) e a vontade de trabalhar com a linguagem industrial.
Além disso, ele queria fazer do projeto uma obra arquitetônica provocativa, que levasse a construção civil a repensar aspectos diversos, como o impacto que as edificações trazem ao meio ambiente e o espaço limitado que faz com que se ofereçam apartamentos cada vez menores.
Os projetos em containers se apresentam como uma solução viável para estes dilemas contemporâneos. Em primeiro lugar, o uso destas caixas de metal é em si um estímulo à reciclagem. A sua instalação também é ecologicamente correta, não danificando o solo e evitando a geração de resíduos.
Outro aspecto é que este tipo de obra possui ótimo custo benefício, possibilitando ao cliente saber quanto irá gastar em todo o processo antes que ele comece. Além disso, a pessoa é informada exatamente quando a obra ficará pronta, não havendo espaço para atrasos e surpresas!
Outro atrativo é que este material permite que o usuário possa personalizar o projeto de diversas formas, optando por manter a sua aparência bruta de metal ou incluir em acabamentos mais refinados. A residência de Corbas é um bom exemplo disso!

Por dentro do projeto

O imóvel, construído em 2009, está localizado na Granja Viana, um distrito nobre da cidade de Cotia, a oeste da capital paulista. Feito com quatro containers de 40 pés, ele chama atenção em meio às mansões de arquitetura mais tradicional.
A casa em que mora com a esposa e animais de estimação possui dois andares, dispondo de:

– Sala de estar;
– Sala de jantar com cozinha integrada;
– Três banheiros;
– Três quartos;
– Escritório;
– Área de serviço;
– Garagem e
– Varandas.

Ao todo, estes cômodos ocupam 196m² de um terreno de 860 m², repleto de muita área verde.
Ao longo da construção, outras alterações foram feitas para o conforto dos moradores de modo que o projeto ainda continuasse sustentável: a implantação de telhado verde, o uso de revestimentos especiais, o emprego de janelas cruzadas e o plantio de árvores para melhorar a ventilação local e tornar o imóvel mais arejado são alguns exemplos.
Optar por projetos em container é um caminho rápido e econômico que possibilita realizar o sonho da casa própria, com a sua cara! Compartilhe seus planos com a Compass e deixe com a gente! Você vai se maravilhar com um projeto feito sob medida para as suas necessidades!



Gostou? compartilhe!

Whatsapp COMPASS Whatsapp COMPASS